Cultura & Turismo Comentários desativados em Memorial do Imigrante
Consolidada como uma cidade plural, que abriga várias nacionalidades, São Paulo foi, a partir de 1870, o destino de muitos imigrantes que fugiam da conturbação política e econômica de seus países de origem – especialmente da Europa – que no século seguinte viveria as duas grandes guerras. O trabalho nas fazendas de café atraiu números expressivos de europeus que vinham em busca de uma vida melhor. Para recebê-los, foi inaugurada, no final do século 19, uma Hospedaria no bairro do Brás. Os imigrantes desembarcavam no porto de Santos e subiam a serra de trem até a estação onde ficava a albergaria. Para preservar essa e tantas outras histórias que vestem a formação do povo de São Paulo, foi criado em 1998 o Memorial do Imigrante.
O lugar é composto pelo Museu da Imigração, o Centro de Pesquisa e Documentação, o Núcleo Histórico dos Transportes e o Núcleo de Estudos e Tradições. Reúne os registros de todos que passaram por ali, listagens que contabilizam mais de 60 etnias. Naquela época, eram atendidas de 3 a 8 mil pessoas por dia. O acervo contém cerca de mil fotografias, livros e revistas. Documentos de 1882 a 1907, 22% do total, já foram informatizados. Se você tem sobrenome estrangeiro pode pesquisar em pouco segundos a história dos seus ancestrais. Ou ainda pedir ajuda ao grupo de especialistas que buscam as informações manualmente.
O visitante tem a oportunidade de fazer uma viagem de volta ao passado e reviver o início do século 20 nos passeios de bonde e maria-fumaça. A estação ferroviária foi recriada no local para ambientar o percurso que vai até a Rua da Mooca. Foram reconstituídos o carro-bagagem, o carro de passageiros de segunda classe, de 1900, e um carro de passageiros de primeira classe, de 1914, da antiga São Paulo Railway. Para os amantes do passado, todo dia 25 de janeiro é realizado o Encontro de Carros Antigos. O lugar contém também pátio interno, uma auditório, jardins e uma fazenda de café, onde há um pequeno cafezal e utensílios usados nas plantações.
O Memorial do Imigrante é um grande tesouro municipal e nacional, pois, além de abrigar diversas nacionalidades que adotaram o Brasil como sua nova casa, guarda um pouco da história de homens e mulheres que contribuíram para transformar São Paulo numa cidade verdadeiramente cosmopolita e que tem na diversidade um de seus pontos fortes.
Serviço:
MEMORIAL DO IMIGRANTE
End.: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 — Mooca – Zona Leste – São Paulo – (Metrô Bresser) Tel.: (11) 6692-1866
E-mail: formulário no site | Site: www.memorialdoimigrante.sp.gov.br
Horário: De terça a domingo, das 10h às 17 h (inclusive feriados). Passeios de bonde e maria-fumaça, das 10h às 17h, aos domingos e feriados.
Preço: R$ Consultar – Grátis para menores de 10 e maiores de 60 anos.
Texto: Tatiane Ribeiro
Fonte: São Paulo Turismo (SPTuris) – www.cidadedesaopaulo.com
Comentários desativados em Parque Trianon
Comentários desativados em Aquário de São Paulo
Comentários desativados em Zoológico de São Paulo
Comentários desativados em Vale do Anhagabaú
Comentários desativados em Parque Vila Guilherme – Trote
INFRAESTRUTURA Possui dependências acessíveis aos...Comentários desativados em Parque Vila dos Remédios
INFRAESTRUTURA Lago, playgrounds, churrasqueiras,...Comentários desativados em Parque Tiquatira
INFRAESTRUTURA Pista de Cooper e caminhada,...Comentários desativados em Parque Severo Gomes
INFRAESTRUTURA Playgrounds, curso d’água, bosque...Comentários desativados em Parque São Domingos
INFRAESTRUTURA Pista de caminhada, bicicletário,...Comentários desativados em Parque Santa Amélia
INFRAESTRUTURA Pista de Cooper, miniquadra e...Comentários desativados em Parque Raul Seixas
INFRAESTRUTURA Quadras poliesportivas, quiosque,...Comentários desativados em Parque Raposo Tavares
INFRAESTRUTURA Pista de cooper, playground, quadras...Comentários desativados em Parque Previdência
INFRAESTRUTURA Jardim aromático, área de estar com...Comentários desativados em Parque Piqueri
INFRAESTRUTURA Áreas de estar, pista de Cooper,...