Distritos & Bairros, Zona Leste Comentários desativados em Móoca
Outro bairro com a cara de São Paulo é a Mooca. Sua face é a da miscigenação nacional. Entre seus habitantes estão portugueses, italianos, espanhóis e negros. Todos em um só bairro: paulistanos com sotaque de tudo. O passado da Mooca é o mesmo da capital. A historia registra que em 1556 os jesuítas construíram uma ponte sobre o Tamanduateí. Conta ainda que nome mooca vem do tupi-guarani e significa “faz casa”. Os índios viam os brancos construindo suas casas e, surpresos, exclamavam: “moo oca!”. Outra versão conta que os padres ensinavam os indígenas a construção de casas e, como falavam o tupi-guarani, diziam “môo oca”.
No inicio do século XVI, a região era o Arraial de Nicolau Barreto Posteriormente, o local foi tomado por grandes chácaras e residências – como se sabe, a capital dormitou por anos a fio.
Finalmente, nos anos da grande imigração, de 1870 a 1890, o bairro ganhou outras feições com a chegada daqueles que dariam um nova vida à região: os italianos. Com eles vieram os trilhos da Estrada de Ferro Inglesa, e um ramal estendeu-se até a Mooca.
Nessa época outro fator ajudou o desenvolvimento do bairro: em 1876, o fazendeiro Rafael Aguiar Pais de Barros criou o Clube Paulistano de Corrida de Cavalo, inaugurado com grande festa em 1890. O empreendimento rapidamente se transformou num centro de lazer dos paulistanos – foi a semente do atual Jóquei Clube e o nascimento do turfe no Brasil.
Os animais eram criados na fazenda de Pais de Barros ( no alto da Mooca) e vinham da França e da Inglaterra. Tal área pertencera a Belisário Francisco de Camargo de 1879. A corrida de cavalos foi tão importante para o desenvolvimento da Mooca que em 1877 foi criada a linha de bonde Centro_Mooca, de tração animal, logo substituído pela linha férrea.
No auge da grande imigração, a presença italiana já se fazia notar pelas ruas da Mooca. Entre 1870 e 1890, a região ganhou as primeiras fábricas de massa. Em 1891, chegou a Companhia Antarctica Paulista, que se instalou ao lado da Cervejaria Bavária, situada na chácara do engenheiro Fox. Em 1905, a Antarctica compraria a Bavária, num negocio que virou comentário na capital.
E assim o século XX encontrou a Mooca em plena expansão fabril: fábricas e mais fábricas se instalando no correr dos anos em todas as ruas do bairro e em bairros vizinhos. Era o progresso que chegava definitivamente à Mooca, dando-lhe o perfil industrial notado até os dias de hoje.
Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano
Comentários desativados em Teatro Tuca
Comentários desativados em Vila Sônia
Comentários desativados em Vila Prudente
Comentários desativados em Vila Medeiros
Comentários desativados em Parque Vila Guilherme – Trote
INFRAESTRUTURA Possui dependências acessíveis aos...Comentários desativados em Parque Vila dos Remédios
INFRAESTRUTURA Lago, playgrounds, churrasqueiras,...Comentários desativados em Parque Tiquatira
INFRAESTRUTURA Pista de Cooper e caminhada,...Comentários desativados em Parque Severo Gomes
INFRAESTRUTURA Playgrounds, curso d’água, bosque...Comentários desativados em Parque São Domingos
INFRAESTRUTURA Pista de caminhada, bicicletário,...Comentários desativados em Parque Santa Amélia
INFRAESTRUTURA Pista de Cooper, miniquadra e...Comentários desativados em Parque Raul Seixas
INFRAESTRUTURA Quadras poliesportivas, quiosque,...Comentários desativados em Parque Raposo Tavares
INFRAESTRUTURA Pista de cooper, playground, quadras...Comentários desativados em Parque Previdência
INFRAESTRUTURA Jardim aromático, área de estar com...Comentários desativados em Parque Piqueri
INFRAESTRUTURA Áreas de estar, pista de Cooper,...