Distritos & Bairros, Zona Norte Comentários desativados em Santana
Santana nasceu, como outros bairros, de núcleos de catequese que os jesuítas vinham instalando de forma sistemática por todo o planalto Paulista. É o mais antigo núcleo de povoamento da zona norte da capital, e começou como um bairro semi-rural, com poucos moradores. A Fazenda de Santana foi uma doação que os jesuítas receberam em 1673 dos herdeiros de Inês Monteiro, conhecida como a Matrona. Um dos primeiros moradores da região foi o português Pero Dias, casado com Maria do Grã, uma das filhas do cacique Tibiriçá.
Em fins de século XVII, a Câmara fez construir um grande aterro, de cerca de três quilômetros, iniciando-se nas proximidades do Convento da Luz e terminado no bairro de Santana, para dar acesso à cidade pela várzea inundável do rio Tieitê. A região passou a exigir contínuos cuidados, por causa das boiadas que arruinavam pontes e caminhos, mas que foram decisivas para o progresso da zona de Santana. O aterro é hoje o começo da rua Voluntários da Pátria, entre a Ponte Grande e o Areal.
No ano de 1700 edificou-se a popular Ponte Grande, ou seja, “a ponte do Rio Grande do Guaré” (o Tietê), que foi bem construída. No bairro da Luz, a ponte sobre o ribeirão Guaré era chamada de Ponte Pequena, em oposição à Ponte Grande do Tietê. Muito mais tarde, em 1875, esse ribeirão foi unido ao rio Tamandoateí, passando ambos a desaguar no Tietê ficavam inundadas.
Nessa época, os rios da vizinhança da cidade, inclusive o Tietê, tinham maior volume de água que atualmente. Em 1753, a Câmara proibiu o trânsito de gado pelo aterrado, pela Ponte Grande do Tietê, pela Ponte Pequena no Tamanduateí e pela Várzea do Carmo e respectiva ponte. A ponte Grande veio abaixo em 1773, devido a uma inundação.
Assim, a travessia do rio Tietê passou a ser feita em canoa, até que ela fosse consertada. Esse problema se repetiu em anos posteriores. Em 1866, ele teve solução definitiva com a construção de uma ponte metálica, pelo engenheiro Fox.
Um dos mais importantes fatores que fizeram Santana tornar-se um grande bairro foi a criação, em 1893, do Tramway da Cantareira – o famoso “trem das onze” imortalizado por Adoniran Barbosa. O Cantareira, como era conhecido, não havia sido criado para carregar passageiros, e sim para facilitar o contato com o Reservatório de Água da Serra da Cantareira.
Está em Santa a rua que se tornou referência na zona norte: a Voluntários da Pátria. Nela está o centro de Santana e de lá irradiam ônibus para o centro e outras localidades da cidade. A novela das inundações foi minimizada com a canalização do Tietê. Assim, nos primeiros anos do século XX, o bairro experimentou um lento crescimento, mas somente a partir dos anos 1950 Santana se consolida definitivamente como um bairro residencial de classe média paulistana.
Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano
Comentários desativados em Teatro Tuca
Comentários desativados em Vila Sônia
Comentários desativados em Vila Prudente
Comentários desativados em Vila Medeiros
Comentários desativados em Parque Vila Guilherme – Trote
INFRAESTRUTURA Possui dependências acessíveis aos...Comentários desativados em Parque Vila dos Remédios
INFRAESTRUTURA Lago, playgrounds, churrasqueiras,...Comentários desativados em Parque Tiquatira
INFRAESTRUTURA Pista de Cooper e caminhada,...Comentários desativados em Parque Severo Gomes
INFRAESTRUTURA Playgrounds, curso d’água, bosque...Comentários desativados em Parque São Domingos
INFRAESTRUTURA Pista de caminhada, bicicletário,...Comentários desativados em Parque Santa Amélia
INFRAESTRUTURA Pista de Cooper, miniquadra e...Comentários desativados em Parque Raul Seixas
INFRAESTRUTURA Quadras poliesportivas, quiosque,...Comentários desativados em Parque Raposo Tavares
INFRAESTRUTURA Pista de cooper, playground, quadras...Comentários desativados em Parque Previdência
INFRAESTRUTURA Jardim aromático, área de estar com...Comentários desativados em Parque Piqueri
INFRAESTRUTURA Áreas de estar, pista de Cooper,...