Bibliotecas, Utilidades Públicas Comentários desativados em Biblioteca Paulo Duarte – Temática em Cultura Afro-brasileira
As Bibliotecas Paulo Duarte e Dr. Joaquim José de Carvalho foram unificadas em outubro de 2005 passando a denominar-se Biblioteca Paulo Duarte. É integrada ao Centro Cultural do Jabaquara. Em novembro de 2012 tornou-se temática em Cultura Afro-brasileira
Endereço: Rua Arsênio Tavolieri, 45
Bairro: Jabaquara – São Paulo, SP
Tel.: 11 5011-7445 Fax: 11 5011-8819
Horário: 2ª a 6ª feira das 10h às 19h e sábado das 9h às 16h
Coordenadora: Maria Betânia Ferreira Fogolin
bmpauloduarte@yahoo.com.br
HISTÓRICO DA BIBLIOTECA
Em 12 de julho de 1980, foi inaugurado o Centro Cultural do Jabaquara, um núcleo de atividades culturais integradas, que abrigava uma casa de cultura, um teatro e duas bibliotecas: a Biblioteca Pública Paulo Duarte e a Biblioteca Infantil do Centro Cultural do Jabaquara.
Em agosto de 1989, foi proposta a fusão das duas bibliotecas, tendo em vista o atendimento de crianças e adultos num mesmo espaço, através de um projeto piloto. A junção foi sendo gradativamente implantada, mas, em julho de 1993, com a mudança do governo municipal e a não efetivação do projeto, elas foram novamente separadas.
A Biblioteca Paulo Duarte foi a primeira biblioteca da rede a criar um núcleo de atividades destinadas à terceira idade, em 1985, organizando e arquivando todo o material recebido sobre o assunto. Durante dez anos, o núcleo cresceu e se fortaleceu de tal forma que, em 7 de abril de 1995, o prefeito Paulo Maluf assinou o decreto de criação do Centro de Documentação do Idoso (CDI), anexo à biblioteca.
O projeto arquitetônico do prédio do Centro Cultural do Jabaquara, arrojado e moderno serviu mais tarde como modelo para o Centro Cultural São Paulo. Nessa mesma área encontra-se a Casa do Sítio da Ressaca, tombada pelo Patrimônio Histórico por ser uma construção de taipa e pilão do século 18.
Em 1999, a Biblioteca Infantil do Centro Cultural do Jabaquara foi denominada Biblioteca Infanto-Juvenil Dr. Joaquim José de Carvalho, em homenagem ao médico, pedagogo, jornalista e escritor que fundou a Academia Paulista de Letras.
As Bibliotecas Paulo Duarte e Dr. Joaquim José de Carvalho foram unificadas em outubro de 2005 passando a denominar-se apenas Biblioteca Paulo Duarte.
Legislação referente à biblioteca:
Biblioteca Dr. Joaquim José de Carvalho
Criação: Decreto n. º 17.535 de 14 de setembro de 1981
Inauguração: 12 de julho de 1980
Denominação: Decreto nº 37.853 de 11 de março de 1999
Biblioteca Paulo Duarte
Criação: Decreto n. º 17.535 de 14 de setembro de 1981
Inauguração: 12 de julho de 1980
Denominação: Decreto nº 21.778 de 24 de dezembro de 1985
Junção e nova denominação: Decreto nº 46.434 de 6 de outubro de 2005
BIOGRAFIA DO PATRONO PAULO DUARTE
Paulo Alfeu Junqueira Duarte nasceu em 16 de novembro de 1899 em São Paulo. Freqüentou por três anos o curso de medicina, mas desistiu e ingressou na Faculdade de Direito. Em 1927, começou a trabalhar na redação do jornal diário O Estado de S.Paulo e foi nessa época que lançou seus dois primeiros livros: Sob as arcadas e Agora nós.
Filiou-se ao Partido Democrático e aderiu a Revolução de 1930. Participou das articulações político-militares que resultaram na Revolução Constitucionalista de 1932. Com a derrota, fugiu com o coronel Figueiredo e foi preso em Santa Catarina, sendo posteriormente exilado em Portugal. Dois livros resultaram dessas aventuras: Palmares pelo avesso e Prisão, exílio, luta.
Ao voltar ao Brasil, ingressou no Partido Constitucionalista e foi eleito deputado estadual em 1934. Participou ativamente da criação do Departamento de Cultura da capital paulista. Em 1937, quando se instalou o Estado Novo foi exilado novamente, desta vez por nove anos na França e nos Estados Unidos.
Ao lado dessa militância política e administrativa, Paulo Duarte foi professor, diretor de diversos jornais e revistas e membro da Sociedade Paulista de Escritores.
Faleceu em 23 de março de 1984, em São Paulo.
Comentários desativados em 1º Oficial de Registro de Imóveis da Comarca da Capital – São Paulo
Comentários desativados em Parque Vila Guilherme – Trote
Comentários desativados em Parque Vila dos Remédios
Comentários desativados em Parque Tiquatira
Comentários desativados em Parque Vila Guilherme – Trote
INFRAESTRUTURA Possui dependências acessíveis aos...Comentários desativados em Parque Vila dos Remédios
INFRAESTRUTURA Lago, playgrounds, churrasqueiras,...Comentários desativados em Parque Tiquatira
INFRAESTRUTURA Pista de Cooper e caminhada,...Comentários desativados em Parque Severo Gomes
INFRAESTRUTURA Playgrounds, curso d’água, bosque...Comentários desativados em Parque São Domingos
INFRAESTRUTURA Pista de caminhada, bicicletário,...Comentários desativados em Parque Santa Amélia
INFRAESTRUTURA Pista de Cooper, miniquadra e...Comentários desativados em Parque Raul Seixas
INFRAESTRUTURA Quadras poliesportivas, quiosque,...Comentários desativados em Parque Raposo Tavares
INFRAESTRUTURA Pista de cooper, playground, quadras...Comentários desativados em Parque Previdência
INFRAESTRUTURA Jardim aromático, área de estar com...Comentários desativados em Parque Piqueri
INFRAESTRUTURA Áreas de estar, pista de Cooper,...