Bibliotecas, Utilidades Públicas Comentários desativados em Biblioteca Camila Cerqueira César
A biblioteca possui um acervo de 36 mil exemplares, constituído de livros de literatura e informação, revistas, atlas, multimídia, etc. Oferece também serviços de hemeroteca e mural de oportunidades e informações culturais. Organiza atividades culturais como oficinas de literatura, leitura, música, jogos, hora do conto, roda de histórias e palestras sobre temas atuais.
Endereço: Rua Waldemar Sanches, 41
Bairro: Butantã – São Paulo, SP
Tel.: 11 3731-5210
Horário: 2ª a 6ª feira das 9h às 18h e sábado das 9h às 16h
Coordenadora: Josefa Maria Munhoz Bogaz
bmcamilaccesar@yahoo.com.br
HISTÓRICO DA BIBLIOTECA
As primeiras notícias sobre a criação de uma biblioteca na região do Butantã datam de 1982, quando representantes de entidades, associações de bairro e pessoas da região reuniam-se na Administração Regional periodicamente, com o objetivo de sistematizar um trabalho conjunto, voltado para os interesses da população. A criação de uma biblioteca pública estava entre as necessidades discutidas nessas reuniões e tornou-se realidade em 1988.
A necessidade de divulgar o novo espaço possibilitou um intenso contato com a comunidade desde o primeiro ano de funcionamento da biblioteca. O processo de integração foi rápido, reforçado pelos programas em parceria com a Coordenadoria Regional de Cultura da Zona Oeste. O espaço sempre esteve aberto aos diversos equipamentos da região para divulgação de seus serviços e de seus trabalhos integrados aos objetivos da biblioteca de oferecer acesso à informação e à cultura.
A biblioteca possui hoje um acervo de livros que totaliza 26 mil volumes, além de jornais diários, revistas, cds, dvs, fitas de vídeo e gibis. Oferece também serviços como Hemeroteca (arquivo de recortes de jornais e revistas) e mural de oportunidades e informações culturais. Organiza periodicamente atividades culturais como oficinas de literatura, leitura, música, jogos, hora do conto, roda de histórias e palestras sobre temas atuais, de interesse de seus freqüentadores.
Legislação referente à biblioteca:
Criação: Decreto n.º 25.334 de 11 de fevereiro de 1988
Inauguração: 6 de novembro de 1988
BIOGRAFIA DA PATRONESSE CAMILA CERQUEIRA CÉSAR
Camila Cerqueira César nasceu em 17 de dezembro de 1914 em São Paulo. Passou a infância em Piracicaba, SP e voltou a São Paulo quando já havia cursado todo o ensino médio; foi aluna ouvinte do curso de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. No início da década de 30 começou a trabalhar na Procuradoria Judicial do Estado ocupando o cargo de diretora administrativa, no qual se aposentou. Foi artista plástica e escritora.
Iniciou sua vida literária com cartas que escrevia aos sobrinhos. Em 1948, publicou uma série de artigos sobre literatura infantil no Suplemento Feminino do jornal O Estado de São Paulo. Neste ano publicou seu primeiro livro No reino dos mãos furadas, cujas ilustrações também são da autora.
Nos anos 50, escrevia na página infantil do jornal A Nação (SP). Com outras escritoras fundou o Centro de Estudos de Literatura Infantil e Juvenil – CELIJU que promovia a divulgação da literatura infantil e juvenil para crianças. Camila proferia palestras pelas escolas de todo o Estado, incentivando a criação de bibliotecas em bairros periféricos e a organização de exposições de livros.
Vinte e três anos após seu primeiro livro, Camila voltou a escrever com intervalos irregulares até o final de sua vida, tendo duas obras publicadas postumamente. Faleceu em 8 de abril de 1987, em São Paulo.
Algumas Obras: Tonzeca, o Calhambeque – 1971; Olaf, o Esquilo do Norte – 1978; O Homem do Violão Quebrado – 1983; Na Casa Velha da Praia – 1986; As Aventuras do Camelo Carrancudo e do Mago Melquior – 1987; Biba e Biliu – 1988 póstuma; Nem Assim, Nem Assado – 1988 póstuma
Comentários desativados em 1º Oficial de Registro de Imóveis da Comarca da Capital – São Paulo
Comentários desativados em Parque Vila Guilherme – Trote
Comentários desativados em Parque Vila dos Remédios
Comentários desativados em Parque Tiquatira
Comentários desativados em Parque Vila Guilherme – Trote
INFRAESTRUTURA Possui dependências acessíveis aos...Comentários desativados em Parque Vila dos Remédios
INFRAESTRUTURA Lago, playgrounds, churrasqueiras,...Comentários desativados em Parque Tiquatira
INFRAESTRUTURA Pista de Cooper e caminhada,...Comentários desativados em Parque Severo Gomes
INFRAESTRUTURA Playgrounds, curso d’água, bosque...Comentários desativados em Parque São Domingos
INFRAESTRUTURA Pista de caminhada, bicicletário,...Comentários desativados em Parque Santa Amélia
INFRAESTRUTURA Pista de Cooper, miniquadra e...Comentários desativados em Parque Raul Seixas
INFRAESTRUTURA Quadras poliesportivas, quiosque,...Comentários desativados em Parque Raposo Tavares
INFRAESTRUTURA Pista de cooper, playground, quadras...Comentários desativados em Parque Previdência
INFRAESTRUTURA Jardim aromático, área de estar com...Comentários desativados em Parque Piqueri
INFRAESTRUTURA Áreas de estar, pista de Cooper,...