São Paulo Bairros

Biblioteca Camila Cerqueira César

Biblioteca Camila Cerqueira César

Biblioteca Camila Cerqueira César




A biblioteca possui um acervo de 36 mil exemplares, constituído de livros de literatura e informação, revistas, atlas, multimídia, etc. Oferece também serviços de hemeroteca e mural de oportunidades e informações culturais. Organiza atividades culturais como oficinas de literatura, leitura, música, jogos, hora do conto, roda de histórias e palestras sobre temas atuais.

Endereço: Rua Waldemar Sanches, 41
Bairro: Butantã – São Paulo, SP
Tel.: 11 3731-5210
Horário: 2ª a 6ª feira das 9h às 18h e sábado das 9h às 16h
Coordenadora: Josefa Maria Munhoz Bogaz
bmcamilaccesar@yahoo.com.br

HISTÓRICO DA BIBLIOTECA

As primeiras notícias sobre a criação de uma biblioteca na região do Butantã datam de 1982, quando representantes de entidades, associações de bairro e pessoas da região reuniam-se na Administração Regional periodicamente, com o objetivo de sistematizar um trabalho conjunto, voltado para os interesses da população. A criação de uma biblioteca pública estava entre as necessidades discutidas nessas reuniões e tornou-se realidade em 1988.

A necessidade de divulgar o novo espaço possibilitou um intenso contato com a comunidade desde o primeiro ano de funcionamento da biblioteca. O processo de integração foi rápido, reforçado pelos programas em parceria com a Coordenadoria Regional de Cultura da Zona Oeste. O espaço sempre esteve aberto aos diversos equipamentos da região para divulgação de seus serviços e de seus trabalhos integrados aos objetivos da biblioteca de oferecer acesso à informação e à cultura.

A biblioteca possui hoje um acervo de livros que totaliza 26 mil volumes, além de jornais diários, revistas, cds, dvs, fitas de vídeo e gibis. Oferece também serviços como Hemeroteca (arquivo de recortes de jornais e revistas) e mural de oportunidades e informações culturais. Organiza periodicamente atividades culturais como oficinas de literatura, leitura, música, jogos, hora do conto, roda de histórias e palestras sobre temas atuais, de interesse de seus freqüentadores.

Legislação referente à biblioteca:
Criação: Decreto n.º 25.334 de 11 de fevereiro de 1988
Inauguração: 6 de novembro de 1988

BIOGRAFIA DA PATRONESSE CAMILA CERQUEIRA CÉSAR

Camila Cerqueira César nasceu em 17 de dezembro de 1914 em São Paulo. Passou a infância em Piracicaba, SP e voltou a São Paulo quando já havia cursado todo o ensino médio; foi aluna ouvinte do curso de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. No início da década de 30 começou a trabalhar na Procuradoria Judicial do Estado ocupando o cargo de diretora administrativa, no qual se aposentou. Foi artista plástica e escritora.

Iniciou sua vida literária com cartas que escrevia aos sobrinhos. Em 1948, publicou uma série de artigos sobre literatura infantil no Suplemento Feminino do jornal O Estado de São Paulo. Neste ano publicou seu primeiro livro No reino dos mãos furadas, cujas ilustrações também são da autora.

Nos anos 50, escrevia na página infantil do jornal A Nação (SP). Com outras escritoras fundou o Centro de Estudos de Literatura Infantil e Juvenil – CELIJU que promovia a divulgação da literatura infantil e juvenil para crianças. Camila proferia palestras pelas escolas de todo o Estado, incentivando a criação de bibliotecas em bairros periféricos e a organização de exposições de livros.

Vinte e três anos após seu primeiro livro, Camila voltou a escrever com intervalos irregulares até o final de sua vida, tendo duas obras publicadas postumamente. Faleceu em 8 de abril de 1987, em São Paulo.

Algumas Obras: Tonzeca, o Calhambeque – 1971; Olaf, o Esquilo do Norte – 1978; O Homem do Violão Quebrado – 1983; Na Casa Velha da Praia – 1986; As Aventuras do Camelo Carrancudo e do Mago Melquior – 1987; Biba e Biliu – 1988 póstuma; Nem Assim, Nem Assado – 1988 póstuma

Sair da versão mobile