Inaugurada em 12 de julho de 1980, está instalada desde 2005 no atual prédio, mais espaçoso, capaz de atender de maneira mais adequada o público e o desenvolvimento de diversas atividades.
Endereço: Av. Nordestina, 780
Bairro: São Miguel Paulista – São Paulo, SP
Tel.: 11 2297-4053
Horário: 2ª a 6ª feira das 9h às 18h e sábado das 9h às 16h
Coordenadora: Fernanda Mendes Queiroz
bmraimundomenezes@gmail.com
HISTÓRICO DA BIBLIOTECA
Para verificar as aspirações da comunidade de São Miguel Paulista em relação a uma biblioteca pública, em meados de 1979, foi realizada uma pesquisa de campo nas ruas centrais do bairro. Depois de concluída a pesquisa, que foi bastante favorável à criação de uma biblioteca, o então Secretário de Cultura, Sr. Mário Chamie e o Administrador Regional de São Miguel Paulista, Sr. Horácio de Almeida providenciaram a instalação da mesma.
Inaugurada em 12 de julho de 1980 em um prédio alugado, permaneceu no local até 1985, quando se mudou para outro imóvel em melhores condições. Durante alguns anos o este prédio foi capaz de acomodar o acervo e os usuários. Porém, com o aumento da demanda, o espaço tornou-se pequeno, insuficiente para o atendimento e a realização de atividades culturais. Em 1992 a Biblioteca foi transfeirrida novamente para outro edifício.
Desde 2005 a Biblioteca ocupa o atual prédio, mais espaçoso, capaz de atender de maneira mais adequada o público e permitir o desenvolvimento de diversas atividades.
Em 1985 a Biblioteca Pública de São Miguel Paulista passou a ser denominada Biblioteca Raimundo de Menezes, por sugestão do escritor Henrique Alves, que participou de uma campanha lançada pela Gazeta do Tatuapé, para denominação da biblioteca.
Raimundo de Menezes, seu patrono, foi escritor, membro da Academia Paulista de Letras e Diretor do Departamento de Cultura, hoje Secretaria Municipal de Cultura.
Legislação referente a biblioteca:
Criação: Decreto nº 17.535 de 14 de setembro de 1981
Inauguração: 12 de julho de 1980
Denominação: Decreto n° 20.848 de 23 de abril de 1985
BIOGRAFIA DO PATRONO RAIMUNDO DE MENEZES
Raimundo de Menezes foi jornalista e escritor. Trabalhou em vários cargos, de revisor a redator-chefe. Iniciou sua carreira literária com o livro Outras terras e outras gentes, resultado de uma viagem à Europa.
Em São Paulo, foi nomeado delegado de polícia e, na Revolução Constitucionalista, foi designado a trabalhar em Santos. Presidiu por vários anos a União Brasileira de Escritores e recebeu prêmios da Academia Brasileira de Letras, do Ministério da Educação e Cultura, da Câmara Brasileira do Livro e do Pen-Clube de São Paulo por suas obras.
Foi diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo e membro da Academia Paulista de Letras. Escreveu, entre outras obras, Escritores na intimidade, Aconteceu na velha São Paulo e História pitoresca de quarenta cadeiras.
Nasceu em 5 de março de 1903, em Fortaleza, Ceará, e morreu em 13 de janeiro de 1984.