A denominação da biblioteca homenageia o ilustre bibliotecário Rubens Borba Alves de Moraes, que muito contribuiu, ao lado de Mário de Andrade e outros intelectuais, para a criação de um Departamento de Cultura da Cidade de São Paulo na década de 1930.
Endereço: Rua Sampei Sato, 440
Bairro: Ermelino Matarazzo – São Paulo, SP
Tel.: 11 2943-5255
Horário: 2ª a 6ª feira das 9h às 18h e sábado das 9h às 16h
Coordenadora: Alice Setsuko Haro Takata
bmrubensbmoraes@yahoo.com.br
HISTÓRICO DA BIBLIOTECA
A Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes foi inaugurada em 19 de maio de 1990, durante a gestão da prefeita Luiza Erundina. Esta biblioteca está situada num bairro de periferia da cidade, onde há poucos equipamentos públicos de cultura; desta forma, desempenha um importante papel na comunidade.
A biblioteca, além de atender o público adulto, recebe também crianças e adolescentes, que estudam nas escolas de Ensino Fundamental e Médio da região.
A denominação da biblioteca homenageia o ilustre bibliotecário Rubens Borba Alves de Moraes, que muito contribuiu, ao lado de Mário de Andrade e outros intelectuais, para a criação de um Departamento de Cultura da Cidade de São Paulo, na década de 30.
Legislação referente à biblioteca
Criação: Decreto nº 26.365 de 8 de julho de 1988
Denominação: Decreto nº 26.635 de 8 de julho de 1988
Inauguração: 19 de maio de 1990
BIOGRAFIA DO PATRONO RUBENS BORBA ALVES DE MORAES
Rubens Borba Alves de Moraes nasceu em 23 de janeiro de 1899 em Araraquara, SP. Estudou Biblioteconomia como bolsista da Fundação Rockfeller, nos Estados Unidos.
Participou, ao lado de Mário de Andrade, Sérgio Milliet e Antônio de Alcântara Machado das discussões para a criação de um Departamento de Cultura da Cidade de São Paulo, sendo o diretor da Divisão de Bibliotecas, quando o mesmo se efetivou.
Fundou o curso de Biblioteconomia na Escola de Sociologia e Política, em São Paulo. Foi um dos fundadores da Associação Paulista de Bibliotecários. Atuou em diversas organizações no exterior.
Recebeu o título de Professor Emérito na Universidade de Brasília. Colecionava obras e livros raros sobre o Brasil.
Faleceu em 2 de setembro de 1986.
Algumas Obras: Manual bibliográfico de estudos brasileiros, O bibliófilo aprendiz.