São Paulo Bairros

Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Biblioteca Vicente Paulo Guimarães

Inaugurada em 21 de fevereiro de 1990, a biblioteca conta atualmente com 27 mil exemplares constituído por livros de literatura e informação, revistas, atlas e multimídia.

Endereço: Rua Jaguar, 225
Bairro: Vila Curuçá – 08030-460 – São Paulo, SP
Tel.: 11 2035-5322
Horário: 2ª a 6ª feira das 9h às 18h e sábado das 9h às 16h – Dia 10 de março das 11 às 18h
Coordenador: Jair Vespasiano Dantas
bmvicentepguimaraes@yahoo.com.br

HISTÓRICO DA BIBLIOTECA

A inauguração de uma biblioteca na Vila Curuçá em 21 de fevereiro de 1990 foi um importante acontecimento para os moradores da região, especialmente para as crianças e adolescentes que não tinham acesso à informação e à cultura, visto que o bairro não possuía espaços culturais.

Na abertura a biblioteca dispunha de três salas: Pesquisa, destinada à consulta local; Leitura que, além de disponibilizar livros de literatura infantil e juvenil, servia para atividades artísticas e de recreação; e a de Empréstimo, onde os usuários podiam retirar livros para serem lidos em casa. No saguão interno da biblioteca eram encenadas peças infantis.

Esta biblioteca recebeu o nome de Biblioteca Infanto-Juvenil Vicente Paulo Guimarães em homenagem a um dos nomes mais populares na área de literatura infantil, também conhecido como Vovô Felício.

Legislação referente à biblioteca
Inauguração: 21 de fevereiro de 1990
Denominação: Decreto n 26.767 de 2 de setembro de 1988

BIOGRAFIA DO PATRONO VICENTE PAULO GUIMARÃES

Vicente Paulo Guimarães nasceu em 23 de maio de 1906 em Cordisburgo, MG. Foi professor primário e em seguida nomeado Inspetor Federal de Ensino. Começou a escrever para o público infanto-juvenil na mesma época de Monteiro Lobato, que o considerava seu discípulo amado.

Era sobrinho do ilustre escritor brasileiro Guimarães Rosa, que o chamava de Andersen Brasileiro. Conseguiu do tio uma autorização para adaptação do conto O Burrinho Pedrês, do livro Sagarana, que foi publicado com o nome A última aventura do sete-de-ouros.

Publicou mais de trinta livros e a Coleção Vovô Felício que o tornou conhecido por este apelido. Faleceu em 4 de junho de 1981, no Rio de Janeiro.

Algumas Obras: Tranqüilidade, Os bichos eram diferentes, Boa vida de João Bolinha, O mundo mágico de Vovô Fenício, A corrida inútil.

Sair da versão mobile