Lajeado fica ao lado de São Miguel, um dos primeiros bairros da capital. Nasceu da retaliação das grandes sesmarias e das grandes fazendas, nos séculos XVII e XVIII, até chegar às chácaras, no inicio do século XX.
Nos primeiros anos do século XIX os povoados de Itaquera e Lajeado foram desmembrados do território de São Miguel. Uma parte tornou-se Guianases e a outra foi chamada de Lajeado.
Lajeado iniciou seu crescimento em 1903, participando ativamente da vida de São Paulo, abastecendo-a com as verduras, frutas e flores de suas grandes chácaras. Porem, foi a partir de 1920 que a região conheceu o desenvolvimento.
Naquela década milhares de nordestinos vieram para São Paulo. E a cada decênio o número foi aumentado, até tornar a região um pequeno nordeste paulistano. Uma ligeira idéia: de 1930 à 1939 vieram para São Paulo 435.864 nordestino. Uma grande parte foi para São Miguel, Itaquera e Lajeado.
Devido ao seu tamanho, Lajeado transformou-se em distrito em 1929, e assim como seus vizinhos foi acumulando problemas. A distância do centro foi trazendo com o correr do tempo um isolamento que a cada ano se tornou maior, gerando um esquecimento do local.
Assim, muitos trabalhadores trataram de rumar para a região central da cidade, e Lajeado continuou, em troca, convivendo com as dificuldades – que se multiplicaram – e recebendo poucas benesses da cidade.
Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano