Para mostrar a história e a dinâmica do nosso idioma, o novo Museu da Língua Portuguesa, que acaba de ser inaugurado na Estação da Luz, aparece com um estilo totalmente high-tech e apresenta um super passeio virtual.
O roteiro da visita é feito de cima para baixo. No terceiro andar, há um vídeo sobre o surgimento dos idiomas e a Praça da Língua, com textos e sons que introduzem o tema. Em um jogo high-tech no segundo andar, o público manipula virtualmente sufixos e prefixos. O primeiro andar possui um espaço para mostras temporárias e quem abre é Bia Lessa, que homenageia os 50 anos de “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa. São sete formas de seguir a exposição, cada uma do ponto de vista de um personagem da obra do autor.
Ainda no primeiro andar, o turista verá uma parede com um mapa gigante da região e, à esquerda, terá uma surpresa quem olhar por um de seus telescópios incrustados.
Além dessas atrações, o museu conta ainda com o espaço Árvore da Palavra, Palavras Cruzadas, Beco das Palavras e mais um auditório e uma galeria.
Serviço:
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Endereço: Praça da Luz, s/n – Centro – São Paulo (Estação Luz do Metrô e da CPTM)
Telefone: (11) 3326-0775
Site: http://www.museudalinguaportuguesa.org.br
E-mail: museu@museudalinguaportuguesa.org.br
Horário: de terça a domingo. Das 10h às 17h. Última terça-feira do mês até 22h.
Preço: R$ Consultar; estudante: R$ Consultar;
Grátis para crianças até 10 anos e idosos. Aos sábados a visitação é gratuita.
Fonte: São Paulo Turismo (SPTuris) – www.cidadedesaopaulo.com
Fotografia: http://centrosp.prefeitura.sp.gov.br