Histórico
As primeiras expedições na região ocorrem no final do séc. XVI, quando o então governador da província Martim Afonso de Souza, descobriu os primeiros indícios de ouro no Brasil, contribuindo para o inicio do ciclo do ouro na região do Jaraguá. Porém somente após alguns anos o bandeirante Afonso Sardinha conseguiu se estabelecer no local e construir o Grande Casarão Bandeirista e o tanque de lavagem de ouro que ainda hoje existem como testemunho da exploração aurifera. A profusão de ouro retirado das minas do Jaraguá rendeu-lhe o apelido de Peru-do-Brasil. A exploração do ouro se estendeu até meados do século XIX, quando a atividade econômica principal passou a ser o cultivo do café.
A partir daí, a fazenda Jaraguá passa por vários proprietários até 1940, quando foi adquirida pelo Governo do Estado de São Paulo. Em 03 de maio de 1961 foi criado o Parque Estadual do Jaraguá.
Atualmente Fundação Florestal é responsável pela gestão desta Unidade de Conservação de Proteção Integral, tendo como principais atribuições: proteger seus Recursos Naturais, incentivar a Pesquisa e promover a Educação Ambiental.
Sobre o Parque
O Parque Estadual Jaraguá possui 492 hectares e abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da Região Metropolitana de São Paulo. Antiga fazenda do ciclo do ouro, sua área foi adquirida pelo Governo Estadual em 1940 e transformada em parque estadual em 1961, com o objetivo de proteger os recursos naturais da região, incentivar a pesquisa e promover a educação ambiental.
A palavra Jaraguá vem do tupi e significa “Senhor dos Vales”. Essa característica é marcante no Parque, que possui montanhas que chegam a 1.135 metros de altitude e podem ser visualizadas de várias partes da cidade. Isso caracteriza o Parque como um atrativo natural único da cidade de São Paulo.
Nas trilhas do Parque é possível observar espécimes nativos de flora e fauna, como macaco-prego, tucano-do-bico-verde, bicho-preguiça, palmito-juçara, guapuruvus, ipê-amarelo, pau-d’alho, dentre outros.
Sobre a Região
Localizado na região noroeste da cidade de São Paulo, mais precisamente no bairro do Jaraguá, têm como vizinhos os bairros de Perus e Pirituba e o município de Osasco.
Informações Gerais
Área – 492,68 hectares
Bioma – Mata Atlântica e Cerrado (Savana-arborizada)
Localização – São Paulo/SP 16 Km da Praça da Sé
Mais Informações
Sede Administrativa:
Dias e horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8h às 17h. A sede administrativa funciona das 8h às 17h mesmo no horário de verão.
Agendamento de grupos para trilhas monitoradas: (11) 3945-4532, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O agendamento permanece das 08h às 17h mesmo durante o horário de verão
Telefones para informação:(11) 3941-2162 / (11) 3943-5222
E-mail: pe.jaragua@fflorestal.sp.gov.br
Gestor (a): Diego Hernandes
Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, n°539 – Vila Chica Luiza SP CEP 05184-000
Visitação:
Dias e horário de funcionamento: O parque inicia as atividades de visitação pública às 7h00 e encerra às 17h00. No horário de verão o encerramento é estendido até às 18h00. Trilhas possuem acesso permitido até as 16h00, e no horário de verão às 17h00. Para a prática de cicloturismo e caminhadas é permitida a entrada às 6h00, mediante cadastro na sede administrativa da unidade. Ressaltamos que por questões de segurança nenhum visitante pode permanecer no parque após o horário de encerramento.