O distrito de São Rafael, na zona leste da capita, está na fronteira com o município de Mauá e sofre, como todos os distritos da periferia paulistana, de todos os males: falta de infra-estrutura, serviços, lazer e escolar. Enfim falta muito para os milhares de trabalhadores que por lá moram.
O São Rafael nasceu de uma parte das terras que o empresário Adib Zarzur vendeu para um grande loteamento que aconteceu a partir de 1972. Ao seu redor foram nascendo descontroladamente varias pequenas vilas, que se tornaram bairros e também conjuntos residenciais, como o Fazenda da Juta 3, e outros que recebendo um nome famoso para vender mais rápido, como o Jardim Vila Carrão.
São Rafael, considerado o arcanjo da cura e o guardião da saúde física e espiritual, é comemorado no dia 29 de setembro. Significa literalmente “DEUS te cura”. Sua principal característica é a de ajudar na cura dos doentes.
Age principalmente nas instituições sociais, nos hospitais e até mesmo nas casas em que estejam precisando de sua ajuda. O santo age sobre a saúdo do espírito, ou seja, está sempre procurando confortar as pessoas nas horas de desespero e acalmar os sofrimentos interiores.
Arcanjos fazem parte de uma categoria de anjos muito especial. Eles são considerados protetores e estão acima dos anjos na hierarquia divina. Em outras palavras, são os chefões dos anjos. Isso não significa que eles sejam mais importantes do que outros seres divinos, mais sim possuem grandes poderes. Segundo a Igreja Católica, na hierarquia dos anjos, existem três arcanjos: São Miguel, São Gabriel e São Rafael.
Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano