O prédio do Solar da Marquesa, no Centro da cidade de São Paulo, é uma grande relíquia do século XVIII, considerado um exemplo de arquitetura urbana da época. Dona Maria Domitila de Castro e Mello, conhecida a Marquesa de Santos, entrou para a história do País como amante do imperador Dom Pedro I e para a história de São Paulo em 1834 ao comprar este grande sobrado aristocrata no coração da cidade.
O período que a Marquesa ocupou o local foi marcado por saraus e bailes de máscaras. O prédio, que hoje abriga a sede do Museu da cidade de São Paulo, era conhecido e lembrado ainda pelos inúmeros cigarros que Dona Maria Domitila costumava fumar na janela.
Ao visitar o Solar, é possível encontrar vários utensílios domésticos, parte do mobiliário e até mesmo a banheira que a Marquesa usava para tomar banho. Atualmente restauradores estão resgatando a pintura da casa e partes das paredes em taipa de pilão, uma das últimas edições desse tipo de construção urbana feitas em São Paulo. Após a morte da Marquesa de Santos, em 1867, o local foi modificado e ganhou uma sacada mais neoclássica que o caracteriza até hoje. Os visitantes podem conferir ainda um vasto acervo iconográfico, que conta com negativos e fotografias da São Paulo antiga.
O Solar da Marquesa fica ao lado do Pátio do Colégio, no Centro da cidade. Não deixe de conferir, é uma viagem ao passado do País e da capital paulista.
Texto: Ana Luiza Galvão
Serviço:
SOLAR DA MARQUESA (MUSEU DA CIDADE DE SÃO PAULO)
Endereço: R. Roberto Simonsen, 136 – Centro – São Paulo (Metrô Sé) – Telefone: (11) 3241-4238
Site: www.prefeitura.sp.gov.br
Horário: terça a domingo, das 9h às 17h. Grátis.
Fonte: São Paulo Turismo (SPTuris) – www.cidadedesaopaulo.com