A Vila Medeiros, como outros bairros paulistanos, era apenas uma grande fazenda. No final do século XIX a área foi desmembrada e, posteriormente, no inicio do século XX dividida, primeiro em grandes chácaras, e logo em seguida em loteamentos.
A família Medeiros de Jordão comprou uma área de 50 alqueires em 1909 e lentamente foi retalhando a fazenda.
Temos difíceis para os moradores, pois os habitantes da região tinham de andar a pé quilômetros e quilômetros ate a Estação do Tucuruvi, e lá tomar o trem da Cantareira.
Exemplo disso foram os primeiros moradores da Vila Ede, que chegaram ao local lá pelas primeiras décadas do século XX. Faltava tudo, a não ser o espírito de luta dos moradores. Recebeu o nome de Vila Edi por ter sido loteada em terras pertencentes a Ede Mazzei, uma das filhas do grande loteador da Zona norte Henrique Mazzei.
O local era inseguro e a região, quase esquecida, como tantas outras! Somente em 1954 o bairro se ligou ao centro, pelo ônibus da linha Concórdia – Vila Medeiros.
O resto é a historia dos bairros de São Paulo: a luta de pessoas comuns em busca de um lugar ao sol no espaço paulistano. São moradores em sua grande maioria operários buscando um lugar na grande cidade.
Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano